Descrição

O Instituto Raízes em Movimento atua, desde 2001, com ações socioculturais no Complexo do Alemão. E completará, em outubro deste ano, dezesseis anos de história. Parte desta história você conhece. Muita luta, muito diálogo e muita ação. Nós do Raízes em Movimento queremos compartilhar com você algumas experiências  que ao longo destes quinze anos demonstram quanto nossa utopia tem na prática auxiliado o desenvolvimento local.

O Raízes em Movimento atua em duas linhas estratégicas: Comunicação e Cultura e Produção de Conhecimento. Elas estão divididas em dois programas:

CIRCULANDO. Diálogo e Comunicação na Favela;
CEPEDOCA Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão.
E para cada programa temos alguns projetos. Vamos ver abaixo como alguns deles estão distribuídos:

 

CIRCULANDO
É um programa com ações mensais (oficinas de graffiti, música, fotografia, cobertura audiovisual, além de outros processos formativos e de intervenção cultural), e que culmina num grande evento a cada final de ano.

Projetos

VERDE NA FAVELA: Trabalho sócio ambiental articulado com jovens universitários. Ocupação dos espaços vazios e ociosos na favela para construção de praças verdes por meio de mutirões. Alunos de arquitetura projetam as praças com a participação ativa dos moradores locais. Essas praças passam a ser espaços de propagação de educação alimentar por meio de oficinas para hortas caseiras, construção de pomares comunitários e produção de ervas medicinais em casa, assim como as técnicas e conhecimento dos princípios ativos de cada planta.
FavelaDoc: formação em audiovisual para jovens moradores de favelas e produção de documentários;
Oficinas:
Fotografia;
Graffiti;
Produção Cultural;
Cine Clube Raízes: Promoção e exibição de filmes ao ar livre nas favelas.
Evento anual – CIRCULANDO – Diálogo e Comunicação na Favela Um dos principais objetivos é propagar novas formas de se apropriar dos espaços urbanos a partir da periferia e fortalecer a cultura local. Isto se dá por meio de um intercâmbio cultural em que diversas linguagens são acionadas como dispositivos e iniciativas socioculturais da cidade

CEPEDOCA
Projetos

Vamos Desenrolar: É desenvolvido pelo Raízes em Movimento, em diálogo com pesquisadores e moradores locais. A dinâmica da atividade consiste na produção de um espaço público de debate, troca de ideias e produção de memória sobre o Complexo do Alemão. O intuito principal é dar a mesma importância ao saber: acadêmico e o saber local numa perspectiva horizontal.
Acervo Físico e Digital: Organização de acervo com documentos da história e memória de Favelas, principalmente as que compõesm o Complexo do Alemão;
RAÍZES LOCAIS – Memórias e Identidades: Construção coletiva de uma mapa interativo (cartografia social) por jovens alunos de ensino médio de Colégios públicos locais. Mapas físicos e virtuais que registram e propagam  as Histórias e Memórias das favelas participantes, assim como as iniciativas exitosas de projetos sociais e equipamentos públicos. 

comentários